segunda-feira, 27 de maio de 2013

O tempo se cumpriu


Hans Jonas — A RELIGIÃO GNÓSTICA
Chamada de Fora

Excertos traduzidos de The Gnostic Religion

O símbolo da chamada como a forma na qual o transmundano faz sua aparição dentro do mundo é tão fundamental para o gnosticismo oriental que podemos até designar as religiões mandeana e maniqueísta como "religiões da chamada"1. O leitor se lembrará da conexão estreita que se tem no Novo Testamento entre audição e fé. Encontramos muitos exemplos nos escritos mandeanos: a fé em resposta à chamada do além que não pode ser vista mas ouvida. O simbolismo maniqueu chegou a hipostasiar a "Chamada" e a "Resposta" em figuras divinas separadas. No Hino da Pérola, a "carta" que os celestiais enviam a seu exilado no mundo chega a ele como uma "voz".

Na elaboração de Valentino, a chamada é especificamente a chamada pelo "nome", i.e., o místico nome espiritual da pessoa, desde a eternidade "inscrito" por Deus no "livro dos vivos".

A chamada pode também se referir à chamada apocalíptica anunciando o fim do mundo.
NOTAS

1. "Chamador da Chamada" é o título do missionário maniqueu; até o tempo do islamismo a palavra para missão era "chamada", para missionário, "chamador".


(...)

"O tempo se cumpriu". Chegou o tempo para que o mundo, o homem, busque e encontre o verdadeiro Reino de Deus; o tempo em que vai ser divulgada a Boa Nova.

"O Reino de Deus está próximo". Nisto consiste a Boa Nova; em que se os notifica que o Reino de Deus está próximo, em proximidade absoluta, dentro de vós. O Filho de Deus, "o que é", é a a essência, a Vida eterna em si mesma, o Vivente, isento de todas as tendência ou modificações que levais aderidas em vossa consciência e que os convertem em sepulcros caiados, em mortos que enterram seus mortos.

"Convertei-vos". Este é o trabalho "religioso" que agora os compete realizar. Voltai-vos para vosso interior, a vossos pensamentos, a vossas tendências condicionantes. Descubrais-vos "como mortos que retornam à Vida (Rom 6,13). Conheçais-vos. "Revelai ao Filho em vós" (Ga 2,16). Esta é a obra difícil que consiste em que submerjais muito profundamente nas águas de vossa psyche; batizais-vos em vossas obras mortas. Buscai e vede o que em vós é morto, para ressuscitar como vivos para sempre em Cristo, "pois o Deus de que vos falo não é um Deus de mortos, mas de vivos, pois todos vivem por ele" (Lc 20,38). Assim chegareis a descobrir e mais tarde a realizar "unificadamente" que Cristo em vós, "o que é", é a Ressurreição e a Vida.

"Crede na Boa Nova". O Reino do Pai se estende sobre a terra e os homens não o veem (Evangelho de Tomé - Logion 113). A causa disso é que não são limpos de coração. Mas agora, por meio da purificação nas águas de vossa consciência, pela prática continuada da Conversão ou metanoia, saireis da Noite escura em que viveis, porque tereis conhecido a Deus, ou melhor, Ele os terá conhecido (Ga 4,9) e seu conhecimento é a Luz, o Conhecimento perfeito. Vossos olhos ficarão abertos desde então à fé; sabereis que Ele é, e crereis firmemente na Boa Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário